Z H2 SE
A gama Supernaked atingiu um novo patamar! A nova Z H2 SE é impulsionada pela exclusiva
tecnologia da Kawasaki – Supercharger, com novos recursos que oferecem um desempenho
incomparável: Nova suspensão eletrônica Showa com tecnologia Skyhook, pinças de
travagem Brembo da série, além de novas cores e gráficos, pensados para
impulsionar as suas emoções além dos limites! SUPERCHARGE !
CILINDRADA
998 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA
147.1 kW {200 PS}
CARACTERÍSTICAS
Motor sobre-alimentado
A entrega de potência a qualquer velocidade está assegurada, oferecendo uma experiência que só 200cv podem oferecer. Quando se aumenta a cilindrada com o objetivo de ganhar potência, em contrapartida sempre há um aumento do peso e tamanho da base do veículo, podendo diminuir o facto do aumento da potência. Este motor tetracilíndrico DOHC de 16 válvulas e 998cc sobre-alimentado gera uma potência máxima de 200cv (147 kW) sendo ao mesmo tempo leve e compacto, oferece uma aceleração muito intensa e única que nenhum motor atmosférico consegue oferecer!
Iluminação LED
Toda a iluminação da Z H2 é através de LED, incluindo o farol, as luzes traseiras, luzes intermitentes e luz de matrícula. Os menores consumos energéticos juntamente com uma maior durabilidade melhoram a manutenção das mesmas, assim como oferecem uma iluminação de alta qualidade, melhorando substancialmente a visibilidade durante a condução noturna.
O farol contribui para o novo design da parte dianteira da Z H2, criando uma imagem inovadora, muito diferente dos modelos naked anteriores.
KECS com suspensão Showa Skyhook
KECS, o sistema de suspensão eletrônica semi-assistida da Kawasaki, adapta-se às condições da estrada e de condução instantâneamente, proporcionando amortecimento necessário em estrada. A combinação dos pormenores mecânicos de alta qualidade com a mais recente tecnologia de controlo eletrônico, o KECS oferece a flexibilidade necessária para uma pilotagem em uma ampla gama de situações, especialmente nas aventuras mais desportivas.
Chassis em treliça
Sendo capaz de dominar toda a potência do motor sobre-alimentado, o chassi em treliça da Z H2 oferece uma combinação de estabilidade a velocidades elevadas, assim como um grande conforto na condução, tanto na cidade como em estradas mais sinuosas. Este chassi compacto tem o design ideal para uma moto naked, oferecendo um nível de segurança e flexibilidade em curva, independetemente do tipo de condução.
Sistema de travagem Brembo
O sistema de travagem dianteiro Brembo, especialmente desenhado para a Z H2 SE, inclui pinças Stylema e um cilindro dianteiro Brembo, oferecendo maior performance na travagem e controlo do veículo.
Embraiagem assistida e deslizante
O sistema de embraiagem deslizante, atua como um limitador de binário e um mecanismo que permite um manuseamento mais suave da manete de embraiagem. Tudo isto reduz o cansaço do condutor na cidade, assim como em situações de muito tráfego.
Display TFT LCD a cores
No painel de instrumentos, é mostrada toda a informação detalhada do veículo através de um ecrã LCD TFT a cores. Tem funções que podem ajudar a gerir o estado de utilização diária do veículo ou também a programar o percurso para longas viagens. As funções de visualização incluem um velocímetro digital, indicador de mudança engatada, conta-quilómetros, percursos intermédios, indicação do nível de combustível, indicação do consumo instantâneo e acumulado, temperatura exterior, relógio, indicador IMU, indicador KIBS, indicadores de pressão e temperatura dos pneus.
KQS (Kawasaki Quick Shifter)
Acima das 2.500 rotações entra em ação o sistema KQS em que é possível passar de caixa sem utilizar a manete de embraiagem. O Quick Shifter é importante dado que pode ser usado em condução desportiva, mas também numa condução citadina e em estradas sinuosas. A passagem de caixa sem acionar a manete de embraiagem facilita a condução para esta seja mais suave na aceleração e desaceleração da Z H2 SE.
Durante a aceleração, o sistema deteta qual a mudança engrenada e envia um sinal para ECU, para que seja possível engrenar uma mudança acima de forma suave e confortável, usando apenas o pedal de mudanças.
Relativamente, à desaceleração, o sistema KQS automaticamente controla as rotações do motor, permitindo reduzir a mudança sem utilizar a manete da embraiagem.
Conectividade Smartphone
A Z H2 SE está equipada com a função de conectividade para o seu smartphone, ativada através de Bluetooth. Não existe necessidade de ligar cabos, o que significa que a comodidade e conforto melhoram drasticamente. Os ajustes do modo de condução podem ser preparados de forma remota, além de partilhar informação da Z H2 SE, podendo gravar e descarregar registos.
O chip Bluetooth está integrado no painel de instrumentos permitindo ao condutor conectar-se à sua Z H2 SE sem fios. Utilizando a RIDEOLOGY THE APP pode aceder a uma série de funções do painel de instrumentos, aumentado o prazer de condução.
eis sejam absorvidos pela suspensão de uma forma horizontal, contribuíndo para o uso eficiente do espaço e para uma maior centralização da massa.
Sistema eletrónico avançado para o controlo do veículo
O pacote de novidades tecnológicas que vem se série com a Z H2 SE, oferece numerosos sistemas de controlo de potência e modos de condução, como o KTRC, KCMF e o KIBS, assim como o IMU fornece toda informação e orientação necessária do chassis para os sistemas KIBS e KTRC. Estes sistemas de apoio oferecem ao condutor a tranquilidade e a segurança necessária para a condução de um motociclo com um motor sobre-alimentado, assim como uma informação imediata do estado veículo. Este modelo está também equipado com Cruise Control Eletrónico e QuickShift para desfrutar em pleno a Z H2.
De realçar os três modos de potência que estão conectados ao sistema KTRC, sendo extremamente fáceis de usar, permitindo ao condutor concentrar apenas na condução.
Design: SUGOMI & Minimalista
O design característico da família Z foi desenvolvido de acordo com os conceitos minimalistas das linhas “Sugomi”. As linhas baixas da Z H2 SE lembram um predador prestes a atacar a sua presa e as assimétricas entradas de ar do lado esquerdo, são elementos que intensificam o seu design Sugomi. O chassis compacto é o produto resultante de uma filosofia de design minimalista, em todos os elementos funcionais são simples e pensados sempre para terem o menor tamanho possível.
Finalmente, não nos podemos esquecer do significado do logotipo “River Mark” na carenagem de farol. O uso do mesmo é apenas permitido em exclusivo nos modelos equipados com motores sobre-alimentados.
VÁLVULAS DE ADMISSÃO ELETRÓNICAS
As válvulas de admissão eletrónicas permitem ao ECU controlar a quantidade de combustível e ar que entra no motor.
MOTOR COM COMPRESSOR
O compressor foi desenhado e construído na sua totalidade pelos diversos departamentos da Kawasaki ( Grupo KHI ).
IMU – UNIDADE DE MEDIÇÃO DE INÉRCIA
Combinado com o programa de modelagem dinâmica propriedade da Kawasaki, a inclusão do IMU (unidade de medição de inércia) permite ao motociclista abordar as curvas de uma maneira diferente.
KCMF
KCMF (Kawasaki Cornering Management Function) monotoriza o motor e o quadro para uma melhoria em curva.
KLCM – CONTROLO DE ARRANQUE KAWASAKI
O Controlo de Arranque Kawasaki (KLCM) optimiza os arranques através da ativação de uma diferente configuração do motor, conseguindo assim a potência máxima sem escorregadelas.
KQS – KAWASAKI QUICK SHIFTER
KQS (Kawasaki Quick Shifter) permite aumentar mudanças e dinimuir mudanças mais rápidamente.
EMBRAIAGEM ASSISTIDA E DESLIZANTE
Guiador do tipo “Fat-Bar” e comandos
Instalados sobre um guiador do tipo “fat-bar”, os comandos esquerdo e direito do guiador permitem ao condutor realizar todos os ajustes necessários e mudar a visualização do painel de instrumentos, de forma simples e segura, sem afastar as mãos do guiador. Os comandos do lado esquerdo são utilizados para o Cruise Control, mudar os ajustes do painel de instrumentos e atualizar o mesmo, enquanto os comandos do lado direito são utilizados para aceder ao menu principal do painel.
Cruise Control Eletrónico
O sistema de cruise control eletrónico da Kawasaki permite manter a velocidade desejada com um simples carregar num botão. Uma vez ativado, não é necessário que o condutor acione o acelerador constantemente. Isto ajuda a reduzir o cansaço da mão direita em trajetos mais longos, permitindo uma condução mais relaxada, melhorando assim o conforto em viagem.
KTRC (3-MODE)
POTÊNCIA REGULADA
O botão Power Mode permite mudar a potência do motor consoante as necessidades.
CRUISE CONTROL
INDICADOR DE MODO CONDUÇÃO ECONÓMICA
KIBS
ABS
SUSPENSÃO DE CONTROLE ELETRÔNICO KECS-KAWASAKI
A KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension) adapta-se às condições da estrada e da condução em tempo real, proporcionando a quantidade ideal de amortecimento necessária.
ESPECIFICAÇÕES
-
Motor
- Tipo de motor
- Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 cilindros em linha com compressor.
- Cilindrada
- 998 cm³
- Diâmetro x curso
- 76 x 55 mm
- Sistema de válvulas
- DOHC, 16 válvulas
- Sistema de combustível
- Injeção de combustível: Ø 40 mm x 4
- Sistema de arranque
- Elétrico
- Potência máxima
- 147.1 kW {200 PS} /
- Binário máximo
- 137 N•m {14 kgf•m} / 8,500 rpm
- Emissões CO2
- 134 g/km
- Transmissão
- 6 velocidades, “dog-ring”
- Rácios da 1ª mudança
- 3.077 (40/13)
- Rácios da 2ª mudança
- 2.471 (42/17)
- Rácios da 3ª mudança
- 2.045 (45/22)
- Rácios da 4ª mudança
- 1.727 (38/22)
- Rácios da 5ª mudança
- 1.524 (32/21)
- Rácios da 6ª mudança
- 1.348 (31/23)
- Rácio de redução final
- 2.556 (46/18)
- Embraiagem
- Húmida multidisco, manual
- Travões dianteiros
- Duplo disco semi-flutuante em forma de pétala de 320mm. Duas pinças BREMBO M4.32 de montagem radial de 4 êmbolos opostos
- Travões traseiros
- Disco de 260mm. Pinça de 2 êmbolo
- Suspensão dianteira
- Suspensão SHOWA SFF-BP com compressão, extensão e pré carga ajustáveis de acordo com a fisionomia do condutor e tipo de viagem
- Suspensão traseira
- Novo braço oscilante Uni-Trak com mono amortecedor SHOWA. Extensão e pré carga da mola com vários níveis de ajuste
- Tipo de quadro
- Treliça, aço de alta resistência
- Rasto
- 104 mm
- Curso da roda dianteira
- 120 mm
- Curso da roda traseira
- 134 mm
- Pneu dianteiro
- 120/70ZR17M/C (58W)
- Pneu traseiro
- 190/55ZR17M/C (75W)
- C x L x A
- 2,085 x 815 x 1,130 mm
- Base da roda
- 1,455 mm
- Distância ao solo
- 140 mm
- Altura do assento
- 830 mm
- Capacidade de combustível
- 19 litros
- Peso em ordem de marcha
- 235 kg