Versys 1000 SE – ALARGUE OS SEUS HORIZONTES
Qualquer que seja o seu caminho,a nova Versys 1000 oferece o máximo prazer de condução. Sozinho ou acompanhado, em qualquer canto do mundo, a combinação perfeita de um motor quatro cilindros em linha de elevado desempenho com um quadro verdadeiramente ágil,torna-se a receita perfeita para uma viagem única e muito divertida. Juntando uma posiçãode condução mais vertical, temos o pacote ideal para as voltas na cidade, o que de formanatural se sentirá nos caminhos mais sinuosos.
CILINDRADA
1,043 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA
88.2 kW {120 PS} / 9,000 rpm
CARACTERÍSTICAS
KMCF (Função de Gestão em Curva Kawasaki)
Utilizando a mais recente evolução do software Kawasaki e os dados da unidade IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, o KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva – desde a entrada, até à saída – ajustando a força de travagem e a potência do motor para facilitar a transição entre a aceleração e a travagem e vice-versa, para ajudar o condutor a traçar a linha pretendida ao longo da curva.
KQS (Kawasaki Quick Shifter)
Complementando o caráter emocionante do motor da Versys 1000 SE, o Quick Shifter (up & down) permite troca de mudanças sem o acionamento da manete de embraiagem, para uma aceleração perfeita e contínua e uma desaceleração rápida e fácil.
Empolgante motor de 4 cilindros em linha
Responsável pelo fator de diversão na Versys 1000, o motor oferece muito mais do que apenas os valores de desempenho. O motor de quatro cilindros em linha de 1043 cm3, optimizado para uma utilização em todos os regimes, oferece uma excelente resposta do acelerador, um forte binário (especialmente em médias-baixas) e um excecional barulho de admissão – proporcionando uma sensação física e auditiva em cada utilização do acelerador. A utilização de Válvulas de Acelerador Electrónicas (ETV) permite a instalação do Cruise Control, e contribui também para uma entrega de potência mais linear.
Conectividade com Smartphone
O chip de Bluetooth integrado no painel de instrumentos, permite ao condutor conectar o seu smartphone ao motociclo, via Bluetooth. Através da aplicação “RIDEOLOGY THE APP” (disponível para IOS e Android), o condutor pode aceder a uma variedade de funções e personalização, melhorando bastante a sua experiência de condução.
Farol duplo de LED
Cada um dos faróis de LED está equipado com mínimos, médios e máximos. Com uma luminosidade superior, proporcionam uma excelente visibilidade em condução noturna.
Tomada DC 12V
Localizada no lado esquerdo do painel de instrumentos, com uma potência de 40W, a tomada DC 12V, antes era um acessório, agora é equipamento de série.
Condução em diversos pisos e condições de utilização
Como a condução no mundo real ocorre em estradas com piso muito diferente de um circuito – com imperfeições (lombas, buracos) e ruas que nem são pavimentadas (paralelepípedos, etc) – os engenheiros da Kawasaki escolheram uma suspensão de longo curso para permitir absorver todas essas imperfeições com agilidade. Embora não tenha sido projetada para utilização off-road, a capacidade da suspensão de longo curso de lidar com as condições menos perfeitas das estradas permite que a Versys 1000 permaneça estável onde motociclos com configurações mais rígidas e desportivas exigiriam a redução da velocidade. As rodas dianteiras e traseiras de 17” contribuem também para a agilidade de todo o conjunto.
Painel de instrumentos TFT a Cores
O display a cores TFT, proporciona um alto nível de informação e visibilidade. A cor de fundo do ecrã é selecionável (preto ou branco) e o brilho ajusta-se automaticamente para se adequar à luminosidade. Para além da navegação nas janelas multifuncionais, é possível seleccionar entre dois modos de exibição permitindo ao condutor escolher a forma como as informações são exibidas.
KECS com tecnologia Showa Skyhook
Para 2021, o Versys 1000 SE beneficia de uma atualização na sua KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension). Apresentando o primeiro uso da tecnologia Skyhook da Showa pela Kawasaki, a nova suspensão oferece uma condução mais suave para piloto e passageiro, contribuindo para maior conforto e diversão. O conceito Skyhook imagina um gancho que suporta o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas rastreiem as quedas e solavancos encontrados, mantendo a posição vertical da motocicleta com o mínimo de perturbação.
Punhos Aquecidos
Punhos aquecidos em toda a superfície, garantindo um excelente aquecimento mesmo nos dias mais frios.
Montagem das malas fácil e sem suportes
O sistema de montagem fácil das malas permite que estas sejam colocadas e retiradas com muita simplicidade, contribuindo para maior comodidade. As malas são conectadas à moto por pontos de apoio nas pegas e pousa-pés traseiros, ficando perfeitamente enquadradas com a estética da moto e posicionadas numa linha central do veículo. A ausência de um sistema adicional de fixação, permite que a moto fique com uma aparência “clean” quando optar por circular sem bagagem.
Iluminação LED
Desde o farol duplo, indicadores de mudança de direcção, passando pelo farolim e luz de iluminação da matrícula, a Versys 1000 SE oferece um conjunto de iluminação totalmente LED.
Válvulas de Acelerador Electrónicas
As válvulas de acelerador electrónicas permitem que o ECU controle a quantidade de combustível (por meio dos injectores de combustível) e do ar (por meio das válvulas de aceleração) fornecido ao motor. A posição ideal das válvulas de aceleração e da injecção de combustível resulta numa resposta suave e de uma entrega de potência linear do motor.
Viseira ajustável
Completando a protecção aerodinâmica proporcionada pela carenagem frontal e pelos deflectores laterais da Versys 1000, a viseira pode ser ajustada em altura de acordo com as preferências do condutor, aumentando o conforto na deslocação. O ajuste da altura da viseira pode ser efectuada facilmente na posição de condução.
Faróis Angulares
Os faróis integrados nas carenagens laterais proporcionam uma maior iluminação da estrada em curva. Cada farol possui 3 LED’s e que são ativados com base no ângulo de inclinação do motociclo. À medida que o ângulo de inclinação do motociclo aumenta, os LED’s acendem, iluminando a trajetória na direcção que o motociclo circula.
Modos de condução integrados
A Versys 1000 SE vem de equipada com modos de condução integrados, permitindo a seleção de três modos que combinam automaticamente o controle de tração e configurações de potência mais adequados para o tipo de condução – Desportiva, Estrada e Chuva, e ainda um modo adicional, totalmente configurável de acordo com as preferências do condutor.
Cruise Control Eletrónico
O sistema de cruise control da Kawasaki permite a manutenção de uma determinada velocidade com o simples primir de um botão. Uma vez activado, o motociclista não necessita de estar constantemente a enrolar o punho do acelerador. Este sistema reduz a fadiga na mão direita, permitindo que as deslocações maiores sejam muito mais confortáveis.
KIBS (ABS Inteligente Kawasaki)
O sistema de gestão da travagem de alta precisão utilizado nos modelos “Supersport” da Kawasaki é equipamento de série na Versys 1000 SE. É o mesmo sistema utilizado na Ninja H2 e Ninja ZX-10R, com programação e configurações revistas de forma a se adequar aos parâmetros da Versys 1000 SE.
KTRC (Controlo de Tracção Kawasaki)
Os três modos de controlo de tracção permitem um superior desempenho de condução, adaptando o comportamento do motociclo ás condições do piso.
Dois Assentos Disponíveis
O Versys 1000 SE está equipada com o “Assento Comforto”, que apresenta amortecimento de uretano mais espesso para fornecer um maior conforto durante longas horas de viagem, permitindo também aos condutores de maior estatura uma relaxada flexão de joelhos. Ambas as versões podem ainda ser equipadas com o acessório “Assento Baixo” (20 mm mais baixo) que privilegia um fácil acesso ao solo.
Pinças de Travão Dianteiras de Montagem Radial
Os discos de travão de ø310 mm em pétala, em conjunto com as pinças monobloco de montagem radial, complementados por uma bomba principal radial contribuem para um excelente sensibilidade e poder de travagem.
ESPECIFICAÇÕES
Tipo de motor
Refrigeração líquida, 4 cilindros em linha
Cilindrada
1,043 cm³
Diâmetro x curso
77 x 56 mm
Rácio de compressão
10.3:1
Sistema de válvulas
DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível
Injeção de combustível: Ø 38 mm x 4
Ignição
Digital
Sistema de arranque
Elétrico
Lubrificação
Lubrificação forçada, cárter húmido
POTÊNCIA / BINÁRIO
88.2 kW {120 PS} / 9,000 rpm
Travões dianteiros
Duplo disco semi-flutuante em forma de pétala de 310mm. Duas pinças de 4 êmbolos opostos
Travões traseiros
Disco de 250mm em forma de pétala. Pinça de 1 êmbolo
Suspensão dianteira
Suspensão de 43 mm invertida, com controlo electronico (KECS) na compressão e na expansão, e pré carga ajustável manual
Suspensão traseira
Back-link horizontal, amortecedor BFRC, com controlo electrónico (KECS) na compressão, expansão e pré carga ajustáveis
Potência máxima
88.2 kW {120 PS} / 9,000 rpm
Binário máximo
102 N•m {10.4 kgf•m} / 7,500 rpm
Emissões CO2
128 g/km
Transmissão
6 velocidades
Transmissão final
Corrente selada
Embraiagem
Húmida multidisco, manual
Rácio de redução primária
1.627 (83/51)
Rácios da 1ª mudança
2.692 (35/13)
Rácios da 2ª mudança
1.950 (39/20)
Rácios da 3ª mudança
1.529 (26/17)
Rácios da 4ª mudança
1.304 (30/23)
Rácios da 5ª mudança
1.136 (25/22)
Rácios da 6ª mudança
0.958 (23/24)
Rácio de redução final
2.867 (43/15)
Tipo de quadro
Dupla trave, alumínio
Rasto
106 mm
Curso da roda dianteira
150 mm
Curso da roda traseira
152 mm
Pneu dianteiro
120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro
180/55ZR17M/C (73W)
Ângulo direção E/D
34° / 34°
C x L x A
2,270 x 950 x 1,490 (1.530mm com o pára-brisas ajustado no máximo de altura) mm
Base da roda
1,520 mm
Distância ao solo
150 mm
Altura do assento
840 mm
Capacidade de combustível
21 litros
Peso em ordem de marcha
257 Kg